Avaliação que identifica dificuldades no
aprendizado começa a ser aplicada a partir de hoje, 27 de fevereiro
Alunos dos 6º e 7º anos do ensino fundamental e das
1ª e 2ª séries do ensino médio começam hoje, 27, a passar por um novo tipo de
avaliação. A Avaliação da Aprendizagem em Processo tem por objetivo
diagnosticar eventuais dificuldades de aprendizado e agir pontualmente para
resolvê-las.
Mais de 4 mil escolas devem aderir a iniciativa,
que servirá também para embasar, com dados e orientações, o corpo docente
durante as reuniões de planejamento pedagógico.
As avaliações serão de português e matemática e
serão aplicadas pelos professores da própria disciplina e em horário de aula.
Para a coordenadora da CGEB (Coordenadoria de
Gestão da Educação Básica), Leila Mallio “A finalidade da Avaliação da
Aprendizagem em Processo não é aferir nota pelo desempenho do aluno e sim
identificar suas dificuldades com o objetivo de saná-las”, por isso foi
desenvolvido um material de apoio para os professores. O manual “Comentários e
Recomendações Pedagógicas” vai auxiliar no diagnóstico e sugerir intervenções
de acordo com a defasagem apresentada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário